Ara-Vartanian-About

sobre

Ara Vartanian

Nascido em uma família de joalheiros em Beirute, Líbano, Ara Vartanian passou o início de sua vida em São Paulo cercado por pedras preciosas. Vartanian se formou em Economia pela Universidade de Boston antes de se mudar para Nova York em 1998 para trabalhar como trader na NASDAQ. Em 2000, Vartanian deixou o mercado financeiro para retornar ao Brasil e se dedicar à joalheria. 

Em 2000, Ara começou a trabalhar no negócio de sua família, e em 2002 fundou sua joalheria homônima. Desde então, Ara desenvolveu o uso de técnicas inovadoras de joalheria, incluindo; aneis de dois e três dedos, aneis “Polvo”, característicos brincos “Anzóis” e o distinto uso de Diamantes invertidos. Vartanian usa as pedras preciosas como principal fonte de inspiração para suas peças, criando suas estruturas ao redor de cada pedra. 

Em 2002, Ara começou a vender suas peças internacionalmente em Nova York e abriu seu Showroom em São Paulo em 2005. Isto foi seguido por aberturas de lojas em São Paulo em 2010 e Rio de Janeiro em 2012. Vartanian abriu sua primeira loja flagship internacional em Londres, na Rua Bruton Place em Mayfair, em 2016, em uma antiga residência do Barão Maurice Saatchi. As criações de Ara foram usadas por celebridades como Kate Moss, Naomi Campbell, Penelope Cruz, Lupita Nyong'o, Madonna, Blake Lively, Jennifer Lawrence, Liv Tyler e Emma Stone. 

Ara trabalhou em diversas colaborações com diferentes artistas incluindo; o Brasileiro Ernesto Neto, a marca Brasileira de luminárias Scatto, a artista Alemã Janaína Tschape, o designer de móveis Brasileiro Hugo França e, mais recentemente, com a modelo Kate Moss. Vartanian com frequência cria com sua esposa em mente, a modelo Sabrina Gasperin, a quem ele vê como musa da marca. Sabrina também cria peças com Ara para sua linha Sabrina by Ara Vartanian, que, entre outras, incluiu em 2014 a coleção “Máscaras”. O distinto brinco “Bone” de sua linha se tornou um best-seller e queridinho entre as celebridades.